Comunicação e Disseminação de Ciência Comunitária

Créditos
3 ECTS
Duração
24 horas
Áreas de Educação e Formação
CNAEF – Artes (21) e Humanidades (22). Artes; 213 Áudio-visuais e produção dos media. 214 Design. Humanidades 229 Humanidades — programas não classificados noutra área de formação
ENQ
6
Docente
Ângela Carvalho
Intituição
ESAD

O Curso aborda questões técnicas, estratégicas e humanas relevantes na Comunicação e Disseminação de Ciência Comunitária voltada para a utilização eficiente e sustentável da água e do mar, envolvendo sensibilização, alfabetização e mobilização em torno do tema.

As aulas são de índole teórica-prática (online e/ou presenciais) e incluem workshops que mobilizam dinâmicas inovadoras. Os conhecimentos teóricos, trabalhados em grupo, são aplicados em situações práticas relacionadas com as fases de um projeto. O estudante terá ainda a oportunidade de contacto com uma comunidade local, o que potencia a vivência dos desafios que envolvem a comunicação e a divulgação com diferentes públicos.

Os conteúdos e dinâmicas do Curso contribuirão para o desenvolvimento de competências diversas, quer na área da comunicação e transmissão de conhecimento, quer na tarefa de facilitadores, líderes e gestores de projeto. 

No final da formação, além da qualificação na área em que atua, serão adicionadas ao horizonte de empregabilidade do estudante outras áreas de formação no âmbito da Ecologia, Economia Circular, Design Social e Políticas Públicas.




Cursos microcredenciais financiados e inovadores.

Perguntas Frequentes — FAQ's

O que são os cursos de curta duração da esad - microcredenciais?

Os cursos de curta duração da ESAD - microcredenciais - fazem parte da oferta formativa da Blue Design Alliance e estão direcionados para a valorização da água e dos recursos hídricos e fluviais. Centram-se no cluster da água e dos oceanos e na Economia Azul, pretendendo ser uma resposta formativa ao desafio da ONU e uma contribuição para concretizar a década da utilização eficiente e sustentável da água e do mar, tarefa que envolve sensibilização, alfabetização, e mobilização em torno do tema do mar. (ONU-Água 2030)

Quem pode candidatar-se aos cursos de curta duração da esad - microcredenciais?

Maiores de 23 anos.

O que os caracteriza?

São oportunidades de aprendizagem flexíveis e inclusivas da BDA e constituem uma oportunidade para promover a empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida. Os cursos de curta duração permitem experiências de aprendizagem credenciadas (designadas por «microcredenciais») e certificam os resultados dessa aprendizagem garantindo a aquisição de competências específicas, redirecionando (reskilling) ou atualizando (upskilling) competências de acordo com as necessidades reconhecidas como valiosas pelo mercado, ou para o desenvolvimento pessoal.

Esta oferta de formação está alinhada com os padrões europeus. de que modo?

De acordo com a Comissão Europeia as microcredenciais são:

  • Uma experiência de aprendizagem curta em que o participante dá provas dessa aprendizagem. Os resultados de aprendizagem são avaliados em relação a padrões transparentes e claramente definidos.
  • Concebidas para promoverem conhecimentos, aptidões e competências específicas que respondam às necessidades da sociedade, pessoais, culturais ou do mercado de trabalho.
  • Pensadas para poderem ser combinadas em credenciais ou qualificações mais amplas.
  • Sustentadas por uma garantia de qualidade que segue as normas acordadas no sector ou área de atividade relevante.

Oportunidades de aprendizagem flexíveis e inclusivas?

Uma microcredencial é uma qualificação que atesta os resultados de aprendizagem obtidos através de um curso ou módulo curto e avaliado de forma transparente, ministrado em regime presencial, em linha ou num formato misto. A natureza flexível destas qualificações permite abrir oportunidades de aprendizagem para os cidadãos, incluindo os que trabalham a tempo inteiro. As microcredenciais são uma forma de aprendizagem bastante flexível e inclusiva, possibilitando a aquisição orientada de aptidões e competências. Estas formações ampliam as oportunidades de formação, reforçando o papel do ensino superior na aprendizagem ao longo da vida e estão orientados para as novas exigências nos empregos e no mercado de trabalho. A Blue Design Alliance oferece oportunidades de aprendizagem flexíveis e modulares através de uma oferta de cerca de 65 Cursos de Curta Duração.

Existe um certificado?

A evidência do resultado de aprendizagem fica descrita num documento certificado que enumera o nome do titular, os resultados de aprendizagem alcançados, o método de avaliação, o organismo de atribuição e, quando aplicável, o nível do quadro de qualificações e créditos obtidos.

Qual a utilidade das microcredenciais?

As microcredenciais são disponibilizadas por instituições de ensino superior e de formação profissional, bem como por organismos privados e podem ser particularmente úteis para as pessoas que pretendam: * consolidar conhecimentos já adquiridos sem concluir um programa completo de ensino superior; * melhorar as competências que possuem ou requalificar-se para satisfazer as necessidades do mercado de trabalho ou desenvolver-se profissionalmente após terem começado a trabalhar.

A quem se destinam estas formações?

Estas formações destinam-se:

  • A quem quiser atualizar os seus conhecimentos, aptidões e competências para preencher a lacuna entre a sua educação atual e as necessidades de uma sociedade em rápidas mudanças.
  • A quem quiser garantir a sua capacitação pessoal, social e profissional através do aperfeiçoamento e/ou requalificação e/ou aquisição de novas competências para participar de modo gratificante na sociedade.
  • Aos agentes e partes interessadas públicas e privadas, em toda a Europa, que procuram formas de ensino e formação mais flexíveis e centradas no formando.

Quais são as vantagens das microcredenciais?

As microcredenciais: - Permitem uma aquisição orientada de aptidões e competências, adaptada a uma sociedade e a um mercado de trabalho em rápida mutação sem, no entanto, substituir as qualificações tradicionais. - Constituem percursos de aprendizagem mais flexíveis e modulares. Uma maior aceitação das microcredenciais contribuirá para: - a inovação social, económica e pedagógica para todas as finalidade- empregabilidade, desenvolvimento pessoal, envelhecimento ativo na era digital, etc.); - para que os sistemas de ensino se tornem mais inclusivos; - para facilitar as transições no mercado de trabalho.