O CCD insere-se na área de educação e formação (CNAEF) 851 – Tecnologia de proteção do ambiente e apresenta uma natureza predominantemente TP (36 h), PL (8 h) e O (4 h para 2 visitas de estudo), incidindo sobre o desenho e utilização de sistemas de informação para uma análise do ciclo natural da água à gestão de sistemas de abastecimento de água. A abordagem e práticas de ensino-aprendizagem centradas no aluno suportam-se os casos práticos que visam reforçar o espírito critico, a criatividade, o desenho e a gestão de projeto para desenvolver conhecimentos, competências e atitudes de conceção, manutenção e utilização de sistemas de informação (geográfica) promotoras de uma gestão sustentável e segura dos recursos hídricos em (sub)bacias e sistemas de abastecimentos. As competências adquiridas capacitam os formandos para integrar equipas técnicas e de decisão estratégica ao nível da identificação, instalação, operação e gestão de sistemas de informação para gestão de recursos hídricos.
Sistemas de Informação e Apoio na Gestão de Recursos Hídricos
- Créditos
- 6 ECTS
- Duração
- 48 horas
- Áreas de Educação e Formação
- 851 – Tecnologia de proteção do ambiente
- ENQ
- 6
- Docente
- Joaquim Alonso
- Intituição
- IPVC
Cursos microcredenciais financiados e inovadores.
Perguntas Frequentes — FAQ's
O que são os cursos de curta duração da esad - microcredenciais?
Os cursos de curta duração da ESAD - microcredenciais - fazem parte da oferta formativa da Blue Design Alliance e estão direcionados para a valorização da água e dos recursos hídricos e fluviais. Centram-se no cluster da água e dos oceanos e na Economia Azul, pretendendo ser uma resposta formativa ao desafio da ONU e uma contribuição para concretizar a década da utilização eficiente e sustentável da água e do mar, tarefa que envolve sensibilização, alfabetização, e mobilização em torno do tema do mar. (ONU-Água 2030)
Quem pode candidatar-se aos cursos de curta duração da esad - microcredenciais?
Maiores de 23 anos.
O que os caracteriza?
São oportunidades de aprendizagem flexíveis e inclusivas da BDA e constituem uma oportunidade para promover a empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida. Os cursos de curta duração permitem experiências de aprendizagem credenciadas (designadas por «microcredenciais») e certificam os resultados dessa aprendizagem garantindo a aquisição de competências específicas, redirecionando (reskilling) ou atualizando (upskilling) competências de acordo com as necessidades reconhecidas como valiosas pelo mercado, ou para o desenvolvimento pessoal.
Esta oferta de formação está alinhada com os padrões europeus. de que modo?
De acordo com a Comissão Europeia as microcredenciais são:
- Uma experiência de aprendizagem curta em que o participante dá provas dessa aprendizagem. Os resultados de aprendizagem são avaliados em relação a padrões transparentes e claramente definidos.
- Concebidas para promoverem conhecimentos, aptidões e competências específicas que respondam às necessidades da sociedade, pessoais, culturais ou do mercado de trabalho.
- Pensadas para poderem ser combinadas em credenciais ou qualificações mais amplas.
- Sustentadas por uma garantia de qualidade que segue as normas acordadas no sector ou área de atividade relevante.
Oportunidades de aprendizagem flexíveis e inclusivas?
Uma microcredencial é uma qualificação que atesta os resultados de aprendizagem obtidos através de um curso ou módulo curto e avaliado de forma transparente, ministrado em regime presencial, em linha ou num formato misto. A natureza flexível destas qualificações permite abrir oportunidades de aprendizagem para os cidadãos, incluindo os que trabalham a tempo inteiro. As microcredenciais são uma forma de aprendizagem bastante flexível e inclusiva, possibilitando a aquisição orientada de aptidões e competências. Estas formações ampliam as oportunidades de formação, reforçando o papel do ensino superior na aprendizagem ao longo da vida e estão orientados para as novas exigências nos empregos e no mercado de trabalho. A Blue Design Alliance oferece oportunidades de aprendizagem flexíveis e modulares através de uma oferta de cerca de 65 Cursos de Curta Duração.
Existe um certificado?
A evidência do resultado de aprendizagem fica descrita num documento certificado que enumera o nome do titular, os resultados de aprendizagem alcançados, o método de avaliação, o organismo de atribuição e, quando aplicável, o nível do quadro de qualificações e créditos obtidos.
Qual a utilidade das microcredenciais?
As microcredenciais são disponibilizadas por instituições de ensino superior e de formação profissional, bem como por organismos privados e podem ser particularmente úteis para as pessoas que pretendam: * consolidar conhecimentos já adquiridos sem concluir um programa completo de ensino superior; * melhorar as competências que possuem ou requalificar-se para satisfazer as necessidades do mercado de trabalho ou desenvolver-se profissionalmente após terem começado a trabalhar.
A quem se destinam estas formações?
Estas formações destinam-se:
- A quem quiser atualizar os seus conhecimentos, aptidões e competências para preencher a lacuna entre a sua educação atual e as necessidades de uma sociedade em rápidas mudanças.
- A quem quiser garantir a sua capacitação pessoal, social e profissional através do aperfeiçoamento e/ou requalificação e/ou aquisição de novas competências para participar de modo gratificante na sociedade.
- Aos agentes e partes interessadas públicas e privadas, em toda a Europa, que procuram formas de ensino e formação mais flexíveis e centradas no formando.
Quais são as vantagens das microcredenciais?
As microcredenciais:
- Permitem uma aquisição orientada de aptidões e competências, adaptada a uma sociedade e a um mercado de trabalho em rápida mutação sem, no entanto, substituir as qualificações tradicionais.
- Constituem percursos de aprendizagem mais flexíveis e modulares.
Uma maior aceitação das microcredenciais contribuirá para:
- a inovação social, económica e pedagógica para todas as finalidade- empregabilidade, desenvolvimento pessoal, envelhecimento ativo na era digital, etc.);
- para que os sistemas de ensino se tornem mais inclusivos;
- para facilitar as transições no mercado de trabalho.