No âmbito do programa IPVC OCEAN, o Politécnico de Viana do Castelo promove uma série de ações de formação microcredenciadas, centradas nas áreas da sustentabilidade, das smart cities e da análise de dados. Cada ação de formação microcredenciada apresenta três níveis: inicial, intermédio e avançado. A cada nível corresponderá um número específico de créditos, que poderão, na sua soma, ser utilizados numa pós-graduação específica.
Abaixo fique a conhecer melhor a que corresponde cada nível da ação microcredenciada em Smart Cities: Princípios Fundamentais em Cidades Inteligentes.
A formação microcredenciada em Smart Cities: Princípios Fundamentais das Cidades Inteligentes insere-se na área de educação e formação (CNAEF) 345 – Gestão e Administração e na CNAEF secundária 520 – Engenharia e Técnicas Afins. A formação irá funcionar em regime online, com índole teórica e teórico-prática. Recorrendo a um método de aprendizagem centrado no formando, as formações centram-se em casos práticos, reforçando a criatividade e o espírito crítico do mesmo, através da realização de exercícios práticos.
As competências adquiridas na formação Smart Cities: Princípios Fundamentais das Cidades Inteligentes capacitam os formandos a compreender e aplicar os princípios e conceitos fundamentais das Smart Cities, assim como a explorar e implementar tecnologias e estratégias inovadoras para melhorar a qualidade de vida nas comunidades urbanas. Além disso, habilitam-nos a entender o papel da Internet das Coisas (IoT) e dos sensores inteligentes, bem como a analisar e integrar redes de comunicação eficientes para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Também capacita a compreender os diferentes modelos de gestão e a explorar o potencial da citizen science e do crowdsourcing na resolução de desafios urbanos. Por fim, permitem analisar casos de estudo e extrair lições relevantes para a implementação prática de projetos de Smart Cities.