No âmbito do programa IPVC OCEAN, o Politécnico de Viana do Castelo promove uma série de ações de formação microcredenciadas, centradas nas áreas da sustentabilidade, das smart cities e da análise de dados. Cada ação de formação microcredenciada apresenta três níveis: inicial, intermédio e avançado. A cada nível corresponderá um número específico de créditos, que poderão, na sua soma, ser utilizados numa pós-graduação específica.
Abaixo fique a conhecer melhor a ação microcredenciada em Smart Cities: Gestão Urbana Inteligente de nível intermédio.
A formação microcredenciada em Smart Cities: Gestão Urbana Inteligente insere-se na área de educação e formação (CNAEF) 345 – Gestão e Administração e na CNAEF secundária 520 – Engenharia e Técnicas Afins. A formação irá funcionar em regime online, com índole teórica e teórico-prática. Recorrendo a um método de aprendizagem centrado no formando, a formação centra-se em casos práticos, reforçando a criatividade e o espírito crítico do mesmo, através da realização de exercícios práticos.
Na formação em Smart Cities: Gestão Urbana Inteligente, as competências adquiridas capacitam os formandos a dominar os princípios e aplicações dos sistemas inteligentes em contextos urbanos, permitindo-lhes desenvolver soluções inovadoras para desafios como mobilidade, gestão de recursos e energia. Além disso, habilitam-nos a transformar dados em informações relevantes para a tomada de decisões, utilizando ferramentas analíticas como o Power BI e a enfrentar desafios de segurança e privacidade em ambientes urbanos. Por fim, permite aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos, contribuindo para o desenvolvimento de cidades mais eficientes, sustentáveis e seguras.