As Water Design Views constituem o ciclo de eventos da Blue Design Alliance. Considerando a água como grande campo de investigação, no qual se cruzam conceitos das áreas do design, arte e ciência, este ciclo pretende reunir autores, comunidades de investigação e práticas artísticas para se expandirem perspetivas de reflexão sobre os ecossistemas contemporâneos.
DATA 23.10.2023, 15:00
LOCAL AUDITÓRIO ESAD
PROGRAMA COMPLETO
Comunicar o Mar: O Encontro da Poética Criativa com o Pensamento Estratégico
23.10.2023, 15:00
– Cris Santos / Ocyano
Como podemos aliar o pensamento criativo ao sentir, para criar soluções de comunicação eficazes que, ao mesmo tempo, cuidam do planeta, conectam-nos ao oceano e contribuem para a sua sustentabilidade e regeneração? A comunicação é uma força impulsionadora de transformação do mundo e o design deve assumir-se como um promotor de inovação ambiental, através do meio e da mensagem, apoiando as empresas e projetos, de forma a alcançar uma prosperidade coletiva. O Design Feeling abre espaço ao pensamento, ao sentimento e à intuição, para ‘mergulharmos’ profundamente em ideias e projetos que construam novas narrativas baseadas numa conexão e compreensão ecológica no encontro da arte, ciência com a sabedoria da natureza. Esta sessão é dinamizada por Cris Santos, designer, ilustradora, produtora, educadora subaquática, co-fundadora do Programa Atlantis e fundadora da Ocyano, um estúdio criativo especializado em comunicar o mar.
Quantas gotas de água tem a tua t-shirt?
06.11.2023, 15:00
– Joana Campos Silva
Num mundo acelerado, a compra de vestuário continua a ser emocional. O que vestimos muitas vezes é motivado pelo post do instagram e pelo preço barato da montra. Mas será que estamos a pagar cada gota de água? Esta sessão é uma viagem entre a emoção e a razão, onde cada gota conta. Com exemplos práticos, serão apresentadas boas práticas do setor têxtil e de vestuário, no combate a este bem tão precioso, que é a água. A sessão é orientada por Joana Campos Silva, formada em comunicação, com especialização em gestão sustentável, que centrou os últimos 10 anos do seu percurso ao desenvolvimento de marcas de moda, tornando-se consultora de moda circular. Joana é ainda fundadora do Fashion Markers e da Makers Academy e embaixadora da Be@t - Bioeconomia no Têxtil.
Beachcombing e ARTivismo na Conservação dos Oceanos
13.11.2023, 15:00*
– Ana Pêgo
Atualmente, há muitas instituições a estudar os plásticos e a criar estratégias para o retirar dos oceanos. Existem cada vez mais associações, movimentos e pessoas singulares a limpar as cidades, o campo e as zonas costeiras, mas não é suficiente. Para minimizar o este problema, podemos fazer pequenas mudanças no nosso dia-a-dia. Contudo, há uma grande responsabilidade por parte das empresas e dos governos, na criação de produtos e de estratégias eficazes de gestão de resíduos, que simplifiquem a vida dos cidadãos e os motivem para a mudança. Para tal, surgiu o Projectos Plasticus Maritimus, um projeto pessoal de educação ambiental que alia a ciência e a arte na literacia dos oceanos. Ana Pêgo é formada em Biologia Marinha e Pescas, trabalhou vários anos em projetos de investigação e, desde 2012, dedica-se a projetos de educação ambiental, onde alia a ciência à arte, com o objetivo de dar a conhecer a vida dos mares e sensibilizar as pessoas para a conservação dos oceanos. Projectos Plasticus Maritimus, de sua autoria, recebeu vários prémios e distinções em Portugal e no estrangeiro.
O Aquário é um Vidro de Escuta
20.11.2023, 15:00
– Ângela Rui
Através da mediação das paredes de vidro, um aquário implementa uma separação material entre o mundo aquático e o terrestre, bem como uma separação ontológica entre a humanidade e o que definimos como Natureza. O seu caráter transparente, que liga e separa em simultâneo, evoca a produção modernista da relação que estabelecemos com outras espécies: animais retirados de lugares exóticos ou distantes são transformados em espécimes e unidades de classificação. Através de uma série de histórias de bastidores, entre arquivos de laboratório, máquinas, microscópios, aquários nacionais, controlo climático, infra-estruturas oceânicas localizadas e cuidados reais, esta sessão pretende abordar esta história de amor impossível da qual sairemos perdedores, mas talvez até um pouco mais animais. Ângela Rui, doutorada em design, curadora, investigadora e jornalista, contribui, através de orientação, para a revisão do papel do design como prática crítica que apoia a renovação eco-social.
Repensar
27.11.2023, 15:00
– Ricardo Ramos
A sessão Repensar aborda o percurso e transformação de Ricardo Ramos em xicogaivota e a importância das regras criadas ao transformar o "lixo" em arte. A coerência e honestidade das nossas atitudes e ações e a facilidade com que certas palavras/ações nos levam a considerar que fizemos o correto e o suficiente. O foco nas emissões de resíduos e a negligência no papel da extração de recursos naturais que levam a mudanças irreversíveis na ecosfera.
Todas as sessões inserem-se na programação da terceira edição da [Porto Design Biennale][6], sob o tema Ser Água, e decorrem no auditório da ESAD. A participação é completamente gratuita, sujeita a inscrição prévia.